Formulação e implementação de estratégias empresariais é um processo de gestão visando à tomada de decisão a médio e longo prazos, envolvendo decisões relativas à definição de negócios (produtos, serviços, clientes alvo, posicionamento, etc.), objetivos e, muito em especialmente, os fatores críticos de sucesso. A estas decisões, pelo seu caráter duradouro e pelo que representam no relacionamento futuro da empresa com o seu meio ambiente, atribui-se o caráter de decisões estratégicas. Precedem e condicionam as decisões operacionais, visando obter o maior retorno possível através da satisfação dos clientes.
Estratégias Empresariais
Tal processo basicamente envolve:
– a definição da missão, visão e valores da empresa;
– a identificação de ameaças e oportunidades que o ambiente externo pode trazer à empresa, no presente e/ou no futuro (Diagnóstico Externo);
– Identificação dos fatores críticos de sucesso que servirá para empresa avaliar seus pontos fortes e fracos;
– a identificação dos pontos fortes e fracos que a empresa possui, em relação aos seus ativos tangíveis e intangíveis, quando comparados com os fatores críticos de sucesso (o Diagnóstico Interno). As conclusões retiradas destes diagnósticos vão condicionar as fases seguintes do processo:
– a formulação de objetivos estratégicos;
– a definição das estratégias;
– o plano de ação para implementação das estratégias;
– o controle e avaliação da implementação das ações através de indicadores;
– a implementação de ações corretivas em relação às causas dos desvios identificados na etapa anterior; e
– Orientações especificas e pontual para uma melhor gestão do negócio.
(61) 99221-2645 WhatsApp